O Vestibular UTFPR 2025 está com as inscrições abertas para o primeiro semestre do próximo ano. A Universidade é reconhecida por sua multiplicidade em atuação. Isto é, atua como um sistema de ensino que transita em todas as especialidades, desde a diversidade de cursos na graduação até as modalidades de ensino oferecidas.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná vão ofertar 3.934 vagas em 117 cursos dos 13 campi da Universidade. O valor das inscrições será o mesmo para todos os cursos, ficando em R$150,00 e pode ser realizada até o dia 09 de outubro de 2024.
Inscrições para o Vestibular UTFPR 2025
O Vestibular UTFPR 2025 está com as inscrições abertas até dia 09/10/2024. Assim como já citado acima, o valor da inscrição é o mesmo, independente do curso, ficando no valor de R$150,00.
Desse modo, há a oportunidade de isenção da taxa de inscrição, desde que o candidato comprove que não pode arcar com o valor da inscrição por meio inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Aqui, para provar tal falto à UTFPR, é dever no candidato realizar o seguinte passo a passo:
- Envio da FOLHA RESUMO do CadÚnico, que pode ser obtida nos CRAS das Prefeituras Municipais, assinada pelo responsável pelo órgão expedidor.
- Comprovante de Cadastro do CadÚnico, o qual pode ser obtido pela Internet, no endereço eletrônico https://cadunico.dataprev.gov.br. O documento deve conter o QRCode e chave de segurança para validação.
- O CadÚnico deve estar válido no ato da entrega, sendo a validade de dois anos, a partir da última atualização.
- O CadÚnico DEVE apresentar renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita.
Seleção para o Vestibular UTFPR 2025
A seleção para o Vestibular UTFPR 2025 terá caráter eliminatório e classificatório. As provas irão ocorrer no dia 17/11/2024 e terá duração de 5 horas. Dessa forma, a prova será de caráter objetivo e contará com 60 questões, com opções de A até E, sendo uma correta.
O conteúdo pragmático cobrado será o do Ensino Médio, pautado no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo, portanto, uma prova de conhecimentos gerais com conteúdos integrados.
Desse modo, a divisão ficará da seguinte forma:
- Matemática – 8 questões
- Física- 8 questões
- Química – 8 questões
- Biologia – 6 questões
- Geografia – 4 questões
- História – 4 questões
- Língua Portuguesa – 8 questões
- Literatura – 4 questões
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol – 6 questões
- Filosofia e Sociologia – 4 questões
Prova de Redação
A Prova de Redação caracterizada por um texto dissertativo – argumentativo sobre um tema de alta relevância na realidade, o qual deve ter entre 15 e 20 linhas, tendo como base textos de referências divulgados na prova.
Nessa perspectiva, assim como a prova objetiva, os critérios da redação será feito por meio das seguintes áreas de conhecimento:
- Domínio da modalidade escrita formal;
- Compreensão e desenvolvimento do tema proposto nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Uso de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Classificação para o Vestibular UTFPR 2025
A classificação do Vestibular UTFPR 2025 segue sólidos critérios, sendo eles a Maior nota obtida em:
- Prova de Redação;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Física;
- Química.
Desse modo, é importante que o candidato se prepare de maneira direcionada, para obter maior nota nas matérias citadas.
Mais Informações
O Vestibular conta com um Sistema de Cotas de alto nível, a fim de reduzir a desigualdade social entre os candidatos. Dessa forma, há a ampla concorrência e, outras sub cotas, sendo elas:
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Concorrentes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Concorrentes com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Fique atento as prazos e faça parte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Deixe um comentário